As memórias do jornalista Marco Antônio Villalobos são o fio condutor do documentário que revisita o episódio que matou milhares de animais marinhos, além de cães, gatos e cavalos, em Santa Vitória do Palmar, extremo sul do Brasil (1978). O jornalista foi um dos
primeiros repórteres a chegar ao local da tragédia cuja causa gera dúvidas até hoje.

Realizado em parceria com a produtora Ginger Filmes, o documentário integra a lista de aprovados em 2018 no edital #juntospelacultura_2 da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SEDACTEL). O episódio também foi retratado em um curta metragem. Em 2020, ficou em primeiro lugar na categoria Documentário, na 37º edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, uma iniciativa do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), com a colaboração da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC-RS) e da Ordem dos Advogados do Brasil RS (OAB/RS).

Ficha Técnica

PDF

Siga nas redes sociais

SOBRE HERMENEGILDO

"O que chama a atenção é que a gente teve a maior facilidade para conseguir os depoimentos das pessoas que defendem a tese do desastre ecológico causado pelo naufrágio do navio Taquari ou pelos agrotóxicos. Em compensação, poucos que defendiam a tese da Maré Vermelha se manifestaram. Na minha opinião o silêncio quer dizer alguma coisa."

Marco Antônio Villalobosjornalista e doutor em História

GALERIA DE FOTOS